sábado, 18 de junho de 2016

Reflexão do Evangelho (Mt 6,24-34)

Retiremos de nosso coração todas as preocupações.

Não precisamos ter preocupações vãs ou exageradas com nada, porque elas não resolvem os nossos problemas.


“Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir” (Mateus 6, 25).

É quase impossível viver essa vida sem nos preocuparmos com o que vamos comer, beber nem vestir. É mais difícil ainda quando temos sobre nossa custódia, sobre nossa responsabilidade, outros que também precisam comer, vestir-se ou beber. É difícil não viver preocupado e ocupado em garantir o sustento.

A Palavra de Deus vem, hoje, ao nosso encontro nos trazer o alento necessário para vivermos um dia de cada vez. Quem de nós não gostaria de estar garantido até o último dia da vida? Ter uma poupança, um rendimento somente para viver, gozar e aproveitar a vida sem se preocupar com nada?

A verdade é que não precisamos ter preocupações vãs ou exageradas com nada, porque elas não resolvem os nossos problemas; pelo contrário, gastam nossas energias, nossas forças, inibem nossa criatividade para que possamos buscar o pão onde ele se encontra, para que possamos ter forças necessárias para viver um dia de cada vez.

Não há nada errado em ser aquela pessoa previdente, disciplinada, sobretudo aquela pessoa que planeja a vida. O Evangelho não pode ser desculpa para sermos pessoas néscias, que esbanjam e gastam tudo, não calculam nem planejam a vida, e depois dizem: “Deus vai cuidar! O Deus que dá hoje, vai dar amanhã também!”. Dessa maneira, estamos sendo irresponsáveis; não podemos colocar Deus para cobrir nossas irresponsabilidades.

Precisamos ser aquelas pessoas que sabem cuidar da vida a cada dia, que tem visão; ao mesmo tempo, não podemos ser pessoas totalmente tensas, preocupadas, que não sabem viver ou saborear a vida a cada dia, porque vem sempre aquela pergunta: “E amanhã? E depois?”.

A Palavra de Deus é um convite para termos confiança no Seu amor e misericórdia, que cuida de nós como cuida dos pássaros do céu. É, na verdade, um enxerto para que não prendamos nosso coração aos bens deste mundo, para que não sejamos escravos do dinheiro, da posse e dos prazeres, mas para que sejamos humildes, modestos e saibamos viver um dia de cada vez.

Tudo aquilo que fizermos com responsabilidade e honestidade, a bênção do Senhor estará conosco, encaminhando-nos em cada uma de nossas situações. E se em algum momento de nossa vida a situação se apertar ou as coisas não andarem bem, não entreguemos nossa alma ao desespero nem à desconfiança, porque Deus nos dará inteligência, sabedoria e humildade necessárias para lidar com cada tempo!

Deus abençoe você!

Homilia em Áudio



Nenhum comentário:

Postar um comentário