sexta-feira, 25 de março de 2016

Novena de Pentecostes

Novena de Pentecostes


O tema central de nossa novena é "O Espírito Santo e a Vida da Igreja". Ora, a Igreja é a comunidade dos que creem em Cristo. Ela nasceu no dia de Pentecostes e vive, sobretudo, da Palavra de Deus e da Eucaristia. Pela força e inspiração do Espírito Santo, essa "família de Deus" continua e atualiza a missão de Jesus e dos apóstolos. Ao longo desta Novena de Pentecostes vamos meditar sobre alguns pontos da doutrina cristã e da nossa fé, que alimentam a vida da comunidade. Vida santificada pela presença e impulso do Espírito Santo. Permaneça conosco Maria, que no cenáculo amparou o primeiro núcleo da Igreja.

“Não há maior liberdade do que a de se deixar conduzir pelo Espírito, renunciando a calcular e controlar tudo e permitindo que Ele nos ilumine, guie, dirija e impulsione para onde Ele quiser. O Espírito Santo bem sabe o que faz falta em cada época e em cada momento.” (Papa Francisco: A alegria do Evangelho, 280)

O MODO DE FAZER:
O objetivo principal da novena, além de pedir algum dom a Deus ou agradecê-lo, é também um modo de nos aproximarmos dele e levar em nossa oração as pessoas que queremos bem.

ORAÇÃO INICIAL (PARA TODOS OS DIAS)

Senhor meu Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazeis-me dócil ao mesmo Espírito, para apreciar o que é justo e me alegrar sempre com a vossa presença. Isso vos peço por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO FINAL (PARA TODOS OS DIAS)

Senhor nosso Deus, que o Espírito Santo com os seus dons de: sabedoria, entendimento, ciência, fortaleza, piedade, conselho, temor de Deus purifique e transforme os nossos corações. Isso vos peço por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória-ao-Pai.


Lembrar durante o dia: "Derrama, Senhor, abundantemente, teu Espírito sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, para que, justificados por sua graça, nós nos tornemos herdeiros da vida eterna" (cf. Tt 3,6-7)
Oração final
Após a breve meditação e a oração, conclua com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória-ao-Pai.

1º. Dia: Filhos e Herdeiros de Deus
Oração inicial
Meditar: Rm 8,14-17

2º. Dia: Jesus não nos deixa órfãos
Oração inicial (idem 1º. dia)
Meditar: Jo 14,18.14-17 Idem 1º. Dia

3º. Dia: Somos Templos de Deus
Oração inicial (idem 1º. Dia)
Meditar: 1Cor 6,19-20 Idem 1º. Dia

4º. Dia:
Temos em nós a força do Espírito
Oração inicial (idem 1º. dia)
Meditar: Gl 2,20 Rm 5,5 e 1Cor 12,6.11 Idem 1º. Dia

5º. Dia:
O Espírito nos ensina a rezar
Oração inicial (idem 1º. Dia)
Meditar: Rm 8,26-27 Idem 1º. Dia

6º. Dia: Somos dons diferentes para o bem da comunidade
Oração Inicial: idem 1º. Dia
Meditar 1Cor 12,7-11 Idem 1º. Dia

7º. Dia: Quem vive no Espírito é livre
Oração inicial: idem 1º. Dia
Meditar: Gl 5,18.22-25 Idem 1º. Dia

8º. Dia: O Espírito guia nosso testemunho
Oração inicial: idem 1º. Dia
Meditar: Mc 13,11 Idem 1º. Dia.

9º. Dia:
O Espírito está sempre conosco
Oração inicial: idem 1º. Dia
Meditar: Rm 8,9-11 Idem 1º. Dia

Como o Pentecostes é precedido de uma novena, esta novena, é a mais antiga da Igreja, afinal foi exatamente 10 dias após a Ascensão que o Espírito Santo veio no Cenáculo, mas lembremos que Nossa Senhora e os Apóstolos e demais discípulos ficaram em unânime oração, ou seja, ficaram nove dias (uma novena) em oração, em espera da "Promessa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário